fbpx
(41) 3285-2956
(41) 99125-0325

Plásticos de engenharia geram economia e sustentabilidade

Plásticos de engenharia geram economia e sustentabilidade ambiental na produção de bens duráveis

News Qualitermo | fev 2019

Mesmo que ainda muitas pessoas não se tenham dado conta, os plásticos de engenharia fazem parte do cotidiano tanto quanto os plásticos comuns. A diferença é que, ao contrário dos plásticos descartáveis e de embalagens, ele não é comprado e descartado todos os dias. Isso porque seu uso está intrínseco a muitos dos nossos bens duráveis como automóveis eletroeletrônicos e até na construção civil. Graças ao seu desempenho superior, os plásticos de engenharia são responsáveis hoje pela tecnologia como conhecemos, já que agregam eficiência, longevidade, leveza e sustentabilidade a diversas indústrias e produtos.

“Os plásticos de engenharia foram fundamentais para deixar os carros mais leves, economizar energia e combustível. Isso tem aumentado o desempenho dos veículos e, ao mesmo tempo, reduzindo a emissão de gases tóxicos no meio ambiente”, avalia Murilo Feltran, gerente de marketing de Materiais de Performance da BASF. Esse depoimento mostra o quanto esse material contribui para o meio ambiente.

Feito a partir de resinas plásticas, o plástico de engenharia substitui materiais como o aço, ferro, alumínio e madeira, otimizando o uso de recursos naturais como a água e proporcionando melhor eficiência energética.

De acordo com Cristiane Gonçalves, a supervisora de Engenharia de Materiais da Ford, “A substituição do aço pelo plástico traz, entre as principais vantagens, a redução de peso, a versatilidade do design, a produtividade, a estética, a performance, a durabilidade e a redução na incidência de corrosão nas peças do exterior do veículo”.

Além disso, atualmente a indústria automobilística conta com o Sistema Internacional de Dados de Materiais (IMDS), que serve como um padrão internacional para auxiliar na correta utilização do plástico na indústria automotiva, tendo como principais objetivos eliminar as substâncias nocivas, aumentar o uso de materiais reciclados/recicláveis e atender a necessidades como certificar que o índice de reciclagem dos veículos seja pelo menos 85% do seu peso.

Com relação à geração de resíduos, a indústria de plásticos de engenharia é responsável pela menor cota de geração de lixo plástico, pois diferentemente das embalagens plásticas, que gera a maior parte de resíduos sólidos, são matérias-primas de bens duráveis, como eletrodomésticos, partes de automóveis e peças técnicas, que depois de descartados podem também ser recicladas. Outro fator importante é que a vida útil de tais bens é bem mais longa de qualquer outro tipo de plástico, tornando-se muito mais sustentável.

Recentemente, no dia 16 de janeiro de 2019 foi lançada uma Aliança de empresas globais (Alliance to End Plastic Waste – AEPW) da cadeia de valor de plásticos, buscando promover soluções para eliminar o desperdício de plástico no ambiente, especialmente no oceano. Apresentada com quase trinta empresas associadas, entre elas P&G e Mitsubishi, a Aliança destinou mais de US$ 1 bilhão, com o objetivo de investir US$ 1,5 bi nos próximos cinco anos, para ajudar a acabar com o lixo plástico no meio ambiente. O objetivo é desenvolver e trazer em escala soluções que minimizem e gerenciem o lixo plástico e promovam soluções para plásticos usados, ajudando a viabilizar uma Economia Circular. A associação da Aliança representa empresas globais da América do Norte e do Sul, Europa, Ásia, Sudeste Asiático, África e Oriente Médio.

O lixo plástico é derivado de sobras e resíduos de materiais plásticos provenientes principalmente de embalagens e de produtos descartáveis. Para acabar com esse problema, a Aliança anunciou um conjunto inicial de projetos e colaborações que refletem uma gama de soluções:

          – Parceria com cidades: engajar governos locais e partes interessadas para gerar modelos economicamente sustentáveis ​​e replicáveis ​​que possam ser aplicados em várias cidades e regiões.

          – Financiamento a Rede de Incubadoras da Circulate Capital: para desenvolver e promover tecnologias, modelos de negócios e empreendedores que melhorem o gerenciamento de resíduos e reciclagem.

          – Desenvolver um projeto científico de informação global para apoiar projetos de gerenciamento de resíduos com coleta, métricas, padrões e metodologias confiáveis ​​para ajudar governos, empresas e investidores a se concentrarem e acelerarem ações para impedir que resíduos plásticos entrem no meio ambiente.

          – Criar uma colaboração de capacitação com organizações intergovernamentais, como as Nações Unidas, para realizar workshops e treinamentos conjuntos para funcionários do governo e líderes comunitários para ajudá-los a identificar e buscar as soluções mais eficazes e relevantes localmente nas áreas prioritárias.

          – Apoiar a Renew Oceans para ajudar no investimento e engajamento do programa que busca capturar o lixo plástico antes que ele chegue ao oceano.

A Aliança também fará investimentos adicionais nos próximos meses e impulsionará o progresso em quatro áreas principais: Desenvolvimento de infraestrutura para coletar e gerenciar resíduos e aumentar a reciclagem; Inovação para expandir as tecnologias que tornem a reciclagem e a recuperação de plástico mais fácil e criem valor a partir de todos os plásticos pós-uso; Educação e engajamento de governos, empresas e comunidades para mobilizar ações e Limpeza de áreas com alta concentração de resíduos plásticos já no meio ambiente, principalmente rios, que transportam resíduos plásticos terrestres para o mar.

Essa iniciativa vai de encontro com as novas demandas de consumo da sociedade, incorporando de fato a sustentabilidade na indústria global.

Sobre a Qualitermo

A Qualitermo é especializada em serviços de injeção em plásticos de engenharia e montagens industriais. Produzimos plásticos de alta performance com altos requisitos dimensionais e desempenho superior, que proporcionam maior durabilidade e leveza a produtos de diversos setores, como automotivo, eletroeletrônico, telecomunicações, entre outros segmentos.

Nossa produção tem intenção de usar a conservação do plástico como um benefício aos nossos clientes e ao meio ambiente, buscando a longevidade dos itens fabricados e gerando menos resíduos.

Além disso, nos responsabilizamos integralmente pelo plástico descartável utilizado em nossa fábrica e pelos colaboradores que compõe nossa equipe.

2019 © Qualitermo Soluções em Plásticos de Engenharia | todos os direitos reservados

Fontes: