Manutenção em moldes de injeção: uma tarefa diária e pragmática para produção de peças e componentes plásticos de alta performance
Este conteúdo visa direcionar e destacar as necessidades da execução de manutenção em moldes de injeção para sua conservação e valorização, procurando demonstrar que somente as condições ideais permitem e dão segurança para produzir com qualidade e eficiência.
A produção de peças e componentes em plásticos de engenharia de alta performance exige, além de planejamento e gestão efetiva de todo o processo de produção, outros elementos fundamentais para atendimento às normas e certificações necessárias. Uma das fases mais importantes do processo é o desenvolvimento prévio do molde de injeção e a sua correta utilização e manutenção, o que vai garantir alta qualidade na produção de peças e componentes plásticos para diferentes indústrias.
Na fase do planejamento do projeto, é importante dimensionar a quantidade de peças que serão produzidas, para que sejam planejadas as etapas de manutenção preventivas, preditivas e corretivas. O ferramenteiro é o profissional responsável pela execução e acompanhamento das manutenções dos moldes de injeção, seja para correção ou mesmo manutenção preventiva. Em processos que se exigem certificações, como a IATF 16949 no setor automotivo, por exemplo, a obrigação e a responsabilidade pela manutenção devem estar bem definidas no processo.
Procedimentos necessários
A manutenção em molde exige procedimentos claros para planejamento, coesão e alinhamento da equipe, envolvendo etapas como organização, pessoal responsável, implantação do programa e métodos de controle. Alguns procedimentos são importantes no processo de acompanhamento dos moldes, visando estender ao máximo a sua vida útil com a alta performance exigida. Podem ser citados, entre eles:
-Cronograma inicial: previsão de manutenção e acompanhamento, bem como prazos e cronogramas de execução;
-Observação visual de avarias na ferramenta, seus registros e histórico na produção;
-Verificação da necessidade de melhorias e/ou atualizações na ferramenta conforme a demanda exigida;
-Desmontagem e limpeza da ferramenta, conforme cronograma e utilização definidos em projeto;
-Verificação e encaminhamento de peças para aferição de dimensional;
-Montagem e lubrificação dos componentes do molde, conforme o planejamento e sua utilização;
-Verificação do funcionamento da ferramenta (try-out);
-Cronograma final: acompanhamento e previsão de manutenção.
Garantia de eficiência começa no projeto e acompanhamento no desenvolvimento das ferramentas
Em qualquer projeto, antes de sua aprovação, profissionais como: projetista do produto, do molde, responsável pela produção e responsável pela manutenção preventiva e corretiva do molde, devem revisar ou conhecer e até mesmo opinar sobre o projeto.
Esta revisão, considerada como análise crítica do projeto, deve ser guiada por um check list que contenha a verificação dos itens de acordo com os padrões vigentes, de maneira a garantir o atendimento completo dos requisitos dos usuários do molde, tanto em termos de produtividade e qualidade, como em termos de facilidade de manutenção, bem como as características desejadas de produto, objetivo ao qual se destina toda a sistemática apresentada.
Todos os moldes devem receber as revisões periódicas feita em intervalos de tempo variáveis, conforme a sua complexidade. Para um molde que permanece muito tempo em máquina, além da limpeza e revisão geral é interessante que haja um acompanhamento, para que na primeira oportunidade de parada seja feita uma revisão dos pontos sinalizados durante o trabalho, como por exemplo, a identificação de problemas com pino enrustido, saídas de ar interrompidas ou risco local no produto, entre outros.
Manutenção = limpeza + revisão
A utilização do método adequado para a limpeza nas cavidades e componentes dos moldes permite uma melhor avaliação para a sua recuperação e menor desgaste com limpeza. O melhor método geralmente é uma combinação de duas ou três tecnologias diferentes para retirar os resíduos.
Os principais tipos de Manutenção são:
-Manutenção preventiva, que obedece a um padrão previamente esquematizado em termos de cronogramas e tarefas definidas. Proporciona um determinado ritmo de trabalho e prevê problemas que podem aparecer nas ferramentas, assegurando o equilíbrio necessário ao bom andamento das atividades.
-Manutenção corretiva, com o objetivo de localizar e reparar defeitos em equipamentos que operam em regime de trabalho contínuo. Este tipo de manutenção ocorre, quando existem problemas que ocasionam paradas inesperadas e indesejadas, ou mesmo necessidades de ajustes.
-Manutenção de confiabilidade (do inglês RCM – Reliability Centered Maintenance), é uma das mais modernas práticas de manutenção preventiva existente. A confiabilidade de um equipamento ou máquina indica sua probabilidade de operar sem falhas e quebras em um determinado espaço, referente às possíveis falhas dos componentes de um sistema, o qual pode ser feito com a utilização da ferramenta FMEA.
Conhecimento, coesão e trabalho em equipe
A tomada de decisão, muitas vezes, deve ser feita pelo próprio funcionário e por isso a troca de experiências entre a equipe facilita o processo e resultados. Algumas ações podem facilitar este relacionamento:
-Promover a comunicação efetiva entre os funcionários para compartilhar práticas e experiências nos procedimentos;
-Promover uma abordagem sistemática para padronizar práticas entre os funcionários;
-Utilizar recursos próprios para garantir a qualidade do serviço, com ferramentas e máquinas internas para executar o serviço de manutenção de moldes de maneira mais eficiente e precisa;
-Promover um ambiente profissional entre os envolvidos, planejando treinamentos e mantendo a liderança e equipe a par das novas tecnologias para melhorar o desempenho dos serviços. A participação em palestras, feiras e seminários para conhecimento de outros métodos de trabalho podem beneficiar seu setor;
São sugestões para ajudar na coesão e alinhamento de conhecimentos da equipe e permitir que a liderança mantenha o foco em perspectivas maiores, confiando que seus funcionários possam tomar decisões inteligentes e mais bem pensadas quando estiverem trabalhando com os moldes.
Possuir uma equipe e plano de manutenção com qualidade é um diferencial, que destacam as empresas de sucesso no setor de injeção em plásticos de engenharia. Uma empresa com a manutenção otimizada, onde os planos são cumpridos, tem condições de produção confiáveis, completamente diferentes de outras, que até podem ter ótimos equipamentos, mas que não conseguem ser competitivas em função de não ter um planejamento estruturado. O plano de manutenção, para ser eficiente, tem que fazer parte do processo industrial. Mais do que uma evolução tecnológica, é um dos pilares de apoio à sobrevivência das atividades das empresas, devido a todas as consequências sociais e econômicas que o não cumprimento de metas e/ou compromissos pode acarretar.
Sobre a Qualitermo
A Qualitermo é especializada em serviços de injeção em plásticos de engenharia e montagens industriais. A Qualitermo possui máquinas e equipamentos de última geração com processos automatizados através de robôs, que visam aumentar a produtividade, de maneira a atender qualquer demanda industrial do mercado nacional e internacional. Assessoramos o desenvolvimento de projetos e moldes através de parceiros certificados para atender diferentes indústrias, garantindo alta qualidade e precisão nos processos de injeção. Possuímos ferramentaria de manutenção corretiva e preventiva de moldes de injeção. Nosso setor de manutenção possui mão-de-obra altamente qualificada, contribuindo para que a precisão de moldes e ferramentais esteja de acordo com a alta qualidade exigida.
2019 © Qualitermo Soluções em Plásticos de Engenharia | todos os direitos reservados
Fonte
Publicação Autorizada ao Moldes Injeção Plásticos. Acesso em http://moldesinjecaoplasticos.com.br/manutencao-em-moldes-exige-procedimentos-para-planejamento-e-coesao-da-equipe/
Publicação Autorizada ao Portal Moldes Injeção Plásticos. Hamilton Nunes da Costa
http://moldesinjecaoplasticos.com.br/manutencao-em-moldes-de-injecao-uma-tarefa-diaria-do-ferramenteiro/
Você sabe como manter os moldes da sua indústria em dia. Redação Mundo do Plástico 09/01/2018