Em mercados de escala global, como por exemplo o setor automotivo, o de eletroeletrônico, telecomunicações, medidores de energia e água, entre outros, as certificações de qualidade garantem maior produtividade e menor custo, além de classificar e diferenciar os melhores fornecedores nessa cadeia produtiva.
Empresas com certificações de qualidade passam por um rigoroso processo permanente de verificação e auditoria interna. Inclusive, parte dessas normas referem-se não a manter um nível elevado de qualidade, mas também fazer com que esse nível aumente constantemente, passando por melhorias contínuas. Além disso evidencia questões relacionadas à governança, sustentabilidade ambiental e responsabilidade social.
Parte dessa verificação minuciosa, se atribui ao melhor atendimento ao cliente e à sociedade de forma geral. A perseguição de uma meta, para se entregar um produto perfeito e fiel aos projetos e padrões internacionais de qualidade e produtividade.
No tocante à administração interna, a gestão de riscos faz parte e organiza a empresa, com a finalidade de fazer com que não haja impactos que resultem em perdas ou danos.
Esses detalhes, fazem parte dos certificados ISO9001 e a IATF16949, que garantem a padronização a requisitos técnicos exigidos. Tanto para o seu crescimento, quanto para uma ótima entrega do produto final ao cliente.
Como funciona o processo de verificação de qualidade?
Os certificados citados (ISO 9001 e IATF 16949) reúnem um grupo de normas diversificadas. Tudo isso, afim de obter um melhor serviço dentro do ramo de indústrias de injeções plásticas.
Além de garantir a qualidade de todos os seus setores, ela também exige que a empresa saiba lidar com toda a sua cadeia de suprimentos e demandas.
Como certificações de qualidade garantem maior produtividade e menor custo?
Esses certificados tem como grande papel, a organização e ajuda na gestão dos processos e administração do negócio. A produtividade estará adequada ao alto desempenho, se a empresa souber lidar com riscos, altas demandas e possíveis furos de suprimentos que venham a acontecer.
Esses riscos, podem resultar num grande desfalque de estoque ou até mesmo na perda de clientes importantes. Fora que sempre entregar um bom produto, gerará uma alta taxa de acertos e vendas garantidas.
Possíveis riscos no mercado de injeções plásticas, dos quais podem aparecer em empresas que não tenham certificações de qualidade
Uma gama imensa de riscos eminentes podes acontecer dentro de uma empresa sem certificações de qualidade. A supervisão constante, que deveria acontecer, simplesmente pode falhar, tornando possíveis os seguintes acontecimentos:
- Atendimento inadequado: caso o atendimento, coleta de informações ou orçamento com o cliente seja de má qualidade, o produto encomendado pode vir a ter falhas e retrabalhos onerosos;
- Moldes de injeção com problemas ou mal produzidos, que poderão gerar produtos com defeitos e falhas: um molde mal produzido, gerará peças e componentes de má qualidade ou totalmente fora dos diâmetros requeridos. Principalmente em microcomponentes, os requisitos dimensionais são ainda mais rigorosos;
- Desperdício de energia e materiais: toda a energia gasta em uma peça mal elaborada, pode ser uma perda maior do que a do material utilizado, ainda mais quando utilizadas resinas importadas, que muitas vezes não podem ser reaproveitadas;
- Entregas não satisfatórias: logísticas inadequadas e variações de demanda que não se pode atender, causam insatisfações e comprometimento no atendimento ao cliente;
- Falta de materiais em estoque: A falta de materiais adequados à fabricação, de peças e componentes, pode atrasar a entrega de pedidos. Atrasos geram problemas e oneram custos, principalmente em grandes demandas, sem falar de insatisfação da empresa e do cliente e multas de contrato, que geram prejuízos incalculáveis;
- Uso de materiais de baixa qualidade: Matérias-primas ou resinas corretas e adequadas para cada produto ou componente, também são um grande diferencial nesse mercado. Empresas com materiais de qualidade duvidosa, não certificadas, poderão entregar peças igualmente de baixa qualidade e durabilidade.
Essas e outras consequências são comuns e podem trazer prejuízos graves em mercados competitivos. Certificações de qualidade sempre garantem maior produtividade e menor custo. É por isso que mercados globais tem como exigência certificações que tragam confiança e segurança no fornecimento de produtos e serviços.
Sobre a Qualitermo
A Qualitermo é uma empresa especializada em serviços de injeção em plásticos de engenharia e montagens industriais. Há mais de 20 anos fornece soluções completas no desenvolvimento de projetos e produção de componentes com altos requisitos dimensionais e desempenho superior. Com sede em Curitiba no Paraná, atende clientes em todo Brasil e no mundo, nas mais diversas áreas da indústria, fornecendo soluções completas com qualidade, agilidade e principalmente, preços competitivos. Possui soluções para diferentes setores como: automotivo, eletroeletrônico, equipamentos de medição, telecomunicações e outros projetos em diversos segmentos industriais.
A Qualitermo é certificada NBR ISO 9001, garantindo qualidade e padronização em todas as etapas dos processos em seus serviços e a IATF 16949:2016, norma que define os requisitos do sistema de qualidade para a cadeia de fornecedores da indústria automotiva e de motocicletas.
2019 © Qualitermo Soluções em Plásticos de Engenharia | todos os direitos reservados