(41) 3285-2956
(41) 99125-0325

Supere suas metas em 2019

 

Como definir suas metas e fazer acontecer em 2019

Toda mudança de ano é um ótimo momento para encarar novos objetivos e planejar como vamos agir. Além do mais, com as expectativas positivas em alta logo no início de 2019, o momento sugere desafios para um crescimento e evolução em todas as áreas e negócios.

Descrevemos abaixo algumas dicas que podem ajudar a orientar decisões e planejar ações na sua vida e no seu trabalho para ter um ano de crescimento e de realizações concretas.

Em primeiro lugar, faça um balanço de 2018, analise as metas que você alcançou o que ficou para trás e se alguma destas metas ainda cabe em 2019.

Dedique um dia para escrever seu planejamento com todas as suas metas. Seja o mais específico possível. O ato de escrevê-las fará com que você se concentre de forma mais eficaz para conseguir o que pretende.

Suas metas devem ser fortes, ter um propósito, uma razão clara e real de por que devem ser realizadas. Para uma meta funcionar ela precisa estar apoiada por uma visão estratégica e objetivos que te estimulem a se esforçar. Nesse sentido, você pode aplicar as metas ESMART, que são baseadas na tese de que para uma meta funcionar ela precisa ser: Específica, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporal. Sendo assim, defina como vai medir e acompanhar, as pessoas envolvidas, o prazo para finalizar e o mais importante, o propósito deste objetivo: O que vai mudar na sua vida!

Apenas escrever o que quer sem nenhuma razão clara, não te dá um bom motivo para agir. Tenha clareza do que você quer e coloque toda a sua atenção no objetivo. Substitua o “quero” por “vou”. Faça listas com ações concretas e consistentes para não se sabotar já no início. Esqueça crenças limitadoras que podem bloquear seus passos. Lembre-se que o sucesso é apenas consequência de suas ações.

O plano de ação 5W2H também pode te ajudar para que suas ações sejam acertadas, contextualizadas, direcionadas e sequenciais.  Esta ferramenta é utilizada para planejar e colocar em prática as etapas para se atingir uma meta. O objetivo é propor mudanças, desafios e procedimentos. Você deve responder algumas perguntas:

What – O que fazer?

Why – Por que agir?

Where – Onde agir?

When – Quando agir?

Who – Quem agirá?

How – Como agirá?

How much – Quanto custará?

Organize-se para executar tudo aquilo que definiu. Tenha disciplina para não deixar as urgências afastarem você das coisas importantes. Ao colocar seu plano em prática, não se martirize por causa de alguma falha, faça os ajustes necessários e mantenha o foco.

É importante ter indicadores para ter evidências de que está no caminho certo. Acompanhe-os periodicamente, pois se algo sair do previsto você pode facilmente voltar ao rumo correto.

Uma dica interessante:  para aqueles momentos de desânimo, tenha uma fonte de inspiração. Identifique pessoas que, pelas ideias, conhecimento, capacidade e entusiasmo podem motivar você. Perceba nas atitudes desse profissional e quais são seus acertos e erros, como ele conduz as mais diversas situações e avalie sobre o que pode ser reproduzido ou adaptado ao seu dia a dia. E olhe para dentro de si, buscando o melhor caminho a seguir, aquele que o levará não apenas ao sucesso, mas também à felicidade.

 

Para fazer acontecer em 2019

Não adianta ter um excelente plano de ação, mas na prática ficar inexistente. Pense em objetivos concretos, viáveis e mensurável e parta logo para a ação. Revise e acompanhe periodicamente para não deixar ações esquecidas. Enumeramos 10 perguntas e respostas curtas, que podem ajudar a orientar as decisões de criar objetivos que visem melhoramento na sua carreira e função:

  1. Tenho medo de algo que realmente tenho que “encarar” e vencer? Mapeie e parta logo para a ação.
  2. Tem algo que realmente me fez pensar no ano passado: Eu deveria ter feito aquilo! Neste ano não hesite, faça!
  3. Existe algo no meu trabalho que não estou monitorando? Veja o que é mais importante medir, meça logo!
  4. Estou deixando de interagir com alguém importante na empresa ou uma área específica que pode agregar no meu trabalho? Identifique e aja imediatamente!
  5. Há algum tipo de contribuição que posso dar espontaneamente a alguma área ou pessoa e não tenho dado? Se não te custa absolutamente nada, o que está esperando para fazê-lo?
  6. Existe alguém na empresa com quem gostaria de compartilhar conhecimentos e experiências que possam agregar no seu trabalho? Sempre existem, dentro ou fora da empresa, identifique-as e faça contato!
  7. Quem na empresa desenvolve um “grande e relevante trabalho”, que possa orientar e ajudar nas decisões mais difíceis no meu setor. Não seja egoísta com seus problemas, compartilhe e acerte nas escolhas e ações!
  8. Existem coisas na empresa que não conheço, mas acredito que deveria saber? Não espere, vá à busca da informação e do conhecimento!
  9. Estou deixando de pedir feedback sobre o meu desempenho na empresa e saber onde posso melhorar? Entenda a visão e percepção dos demais, esse é o seu valor de mercado!
  10. O que preciso desenvolver de competências e habilidades para crescer na função? Identifique seus gaps e pense em desenvolvimento contínuo. Construa maior valor agregado ao seu conhecimento. Essa é a sua maior riqueza.

Esperamos que realize todos ou a maioria daquilo que pretende em 2019. Tenha fé, mas também aja e controle suas ações. E o mais importante acredite em você. Você é a chave mais importante para atingir o sucesso. Pense, sinta, acredite, realize! Você pode!

 

Sobre a Qualitermo:

A Qualitermo é especializada em serviços de injeção em plásticos de engenharia e montagens industriais. Há mais de 20 anos fornece soluções completas no desenvolvimento de projetos e produção de componentes com altos requisitos dimensionais e desempenho superior. Com sede em Curitiba no Paraná, atende clientes em todo Brasil e no mundo, nas mais diversas áreas da indústria, fornecendo soluções completas com qualidade, agilidade e principalmente, preços competitivos. Possui soluções para diferentes setores como: automotivo, eletroeletrônico, equipamentos de medição, telecomunicações e outros projetos em diversos segmentos industriais. Saiba mais em qualitermo.com.br